Algumas aplicações do iPhone

No website da Apple, na secção das “Apps for iPhone”, a frase a jeito de slogan Apps for Everything dá claramente conta da diversidade estonteante de aplicações. Poder-se-iam criar categorias para todos os fins, classes, gerações, manias e taras, mas a empresa optou por simplesmente as arrumar em aplicações para trabalhar, para gerir a casa e o dia a dia, para as saídas e viagens e, por fim, mas não menos importante, para controlar os gastos e gerir o dinheiro.


Das muitas escolhas possíveis, fiz uma selecção de programas, que, admito, colocam a tónica no veraneio, mas é fruto da época.

Viagem

Para os organizadinhos, que gostam de ter tudo debaixo de controlo, mas também para aqueles que gostam sempre de saber a quantas andam, sem obsessões de maior, está disponível o FlightTrack (custo $4,99) que faz a monitorização em tempo real da viagem de avião – hora do voo, porta de embarque, bem como dados detalhados do avião, velocidade e altura. Informa ainda a pessoa de eventuais atrasos ou cancelamentos. O Mobile Glot dá uma mãozinha na comunicação, caso a língua do país destino não seja o forte. É um auxiliar de tradução em 6 línguas. Já no local, é possível saber onde comer, fazer compras, dormir ou divertir-se, graças ao Yelp. Além dos pontos de interesse, contém lista de opiniões e críticas quanto ao que se come, preços, serviço, etc. É preciso, porém, compreender que o sucesso desta aplicação depende da disponibilidade da informação acerca do local visitado ou no qual nos encontramos por motivos de trabalho.

Rede social

Para que o corte não seja radical, é possível manter-se conectado aos amigos no Facebook através do programa com o mesmo nome. Mas existe um sem número de widgets e aplicações relacionadas com as comunidades online.

Divertimento

Existem várias propostas de transformação do iPhone em instrumento preferido — guitarra, piano, e também ocarina. No caso da guitarra, PocketGuitar ($0,99) permite escolher a guitarra de eleição (acústica, eléctrica, clássica, baixo…), bem como realizar distorsões ou activar a função de coro. O Starmap ($11,99) é uma aplicação realizada por um astrónomo, que localiza constelações, planetas, e outros objectos no céu. É um verdadeiro planetário de bolso, que faz propostas de observação para cada noite como se de um profissional de tratasse.

Os adeptos do desporto podem conectar-se ao seu serviço preferido e seguir os campeonatos, provas ou canais noticiosos. Há para o Tour de France, a UEFA, os Lakers, etc. Mas para os que gostam de acção e quebrar uma ondas, existe o Surf Report. Nele, o praticante encontra as informações da altura das ondas, temperatura da água, maré. A aplicação lista centenas de praias em todo o mundo. Para uma actividade mais relaxada, há mais de 20 programas sobre Pilatos. O iPump Pilates ($1,99) é um deles e ajuda a manter a forma, mesmo no período de férias.

Todavia não se fique com a ideia que, no capítulo da saúde, só se coloca a tónica no físico. Vigiar o peso, o açúcar no sangue, a pressão arterial, a temperatura corporal, e até as caloridas consumidas, é possível com o kit Health Vitals Tracker.

Media

Os jornais, mesmo nos momentos mais letárgicos, podem marcar a sua presença. Além dos serviços genéricos de notícias, é possível subscrever o serviço noticioso do the New York Times.

Registo

Para assinalar cada momento, podemos rodear-nos de várias aplicações que complementam a função básica das fotos e vídeos proporcionadas pelo iPhone. Falo concretamente do Photogene ($2,99) que faz de imediato a edição das fotos, com já alguma complexidade (contrastes, recorte, passagem da foto a p&b, acréscimo de balões e comentários). O Audacity encarrega-se de gravar e editar ficheiros áudio. A captura faz-se de microfone, rádio.

O Shazam é um programa muito curioso. Vem em socorro daquelas situações em que temos a música debaixo da língua, mas não nos sai nem o título, nem o cantor. Ele reconhece a música e apresenta de imediato as informações relacionadas: título, capa do álbum, opiniões e, claro, a possibilidade de comprar a música no iTunes. Dizem os criadores que consegue reconhecer milhões de músicas e que surpreeende todos quantos o experimentam.

Gestão do dinheiro

Antes ou depois das férias, esta categoria fará todo o sentido. Há muitas ferramentas, mas destaco apenas o XpenseTracker ($4,99). De viagem de trabalho ou lazer, é importante registar as despesas diárias, ou porque se tem de apresentá-las para reembolso, ou porque é imperativo não gastar mais que o previamente orçamentado. Quando há lugar a reembolso, é possível fotografar os recibos e anexá-los às despesas como comprovativo.

Numa vertente mais do dia a dia, e sobretudo a pensar nos jovens, o Pennies ($2,99) revela-se ideal para gerir a mesada ou orçamento mensal. Existe um valor de entrada, cujo estado vai sendo vigiado. Um controlador indica graficamente se a pessoa está próxima ou não da zona vermelha.

Para a casa, o GroceryIQ ($0,99) mostra ser uma lista de mercearia de grande utilidade. É aquela lista que nunca se esquece, porque sempre nos acompanha. Além disso, permite a consulta do histórico e o envio a empresas que realizem entregas ao domicílio. Assim, a lista está sempre pronta a ser utilizada, quer pelo próprio, que realiza as compras, ou por quem lhe presta esse serviço. Muito oportuno.

A terminar, refiro a dificuldade em pesquisar na plataforma das apps da Apple. Tinha em mente alguns programas, sobre os quais li em tempos, mas já não os encontrei. Parece que as aplicações são muito rotativas e mudam de nome. A própria Apple coloca como salvaguarda que as aplicações disponibilizadas podem sofrer alterações ou sair da plataforma a qualquer altura. Os programas mais acessíveis são mesmo os que figuram na selecção da Apple debaixo da etiqueta “staff Picks”. A mesma volatilidade parece ocorrer com preços e demais informações.

“Some applications are not available in all areas. Application availability and pricing are subject to change.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s